OBJETIVOS
Educar e cuidar diariamente crianças com idade entre dois e cinco anos, proporcionando-lhes guarda, assistência preventiva na saúde, alimentação, educação. Desenvolve-se também ações articuladas com a família e a comunidade através de práticas pedagógicas, para que a criança e sua família sejam incluídas em uma vida de cidadania plena.
-
Promoção do bem-estar da criança, ampliação de suas experiências e estímulo do seu interesse pelo processo do conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
-
Desenvolver o potencial do educando, assegurando-lhe a formação plena para o exercício da cidadania, bem como uma educação formativa e sintonizada com o mundo atual, orientando-o em seus aspectos físicos, intelectuais, emocionais e espirituais, para que possa vir a ser profissional capacitado e competente, além de uma pessoa integrada na sociedade onde vive.
-
Proporcionar melhor qualidade de vida às famílias, pela viabilidade dos pais trabalharem e aumentarem a renda familiar.
-
Proporcionar atenção psicossocial às famílias das crianças, mediante equipe da Saúde (médico, assistente social, enfermagem, nutricionista, psicologia, etc.)
METAS
Atender 75 crianças de acordo com suas necessidades específicas.
METODOLOGIA
O Ingresso da criança na Escola é posterior à entrevista junto à assistente social e diretora, para avaliar as condições psicossociais da família.
As 75 crianças são atendidas em turno integral, no horário compreendido entre 8h e 17h30 min, fazendo cinco refeições diárias (café da manhã, colação, almoço, café da tarde após repouso e breve lanche antes da saída da criança).
As refeições são orientadas pela nutricionista, garantindo assim a qualidade e o valor nutricional.
Durante o dia, as crianças são divididas em quatro grupos de acordo com a idade; as atividades educativas são coordenadas por uma pedagoga que tem função de assessorar o diretor nas atividades de planejamento, execução do plano de estudo, avaliação da proposta pedagógica e prestação de assistência aos professores, visando a eficiência do desempenho dos mesmos para melhoria dos padrões de ensino.
Na parte da tarde, após descanso, são feitas atividades recreativas orientadas e livres, preferencialmente no pátio.
Mensalmente as crianças são avaliadas pela equipe de Enfermagem, garantindo a prevenção e promoção da saúde das mesmas.
Periodicamente, são feitas reuniões educativas com as mães, assim como outras com objetivos administrativos.
Para garantir o melhor atendimento, há a preocupação com a qualificação dos funcionários que frequentam cursos de aperfeiçoamento desenvolvidos por instituições afins.